Literatura

Feira do Livro de São Gabriel define patrono e capataz

Diário de Santa Maria

A Feira do Livro de São Gabriel, que terá em 2017 sua 10ª edição, já definiu a escolha do seu patrono e também do seu capataz. O evento literário ocorrerá entre 4 e 8 de outubro.

Na tarde da última segunda-feira, o prefeito Rossano Gonçalves (PDT) recebeu, juntamente com o secretário municipal de Educação, vereador Sildo Cabreira, o escritor Délio de Assis Brasil, escolhido para patrono da Feira do Livro de 2017, e o empresário Paulo Roberto Schneider, capataz desta edição.

Jaguari lança projeto pioneiro para proteger suas fontes de água

A Feira do Livro de São Gabriel, desde sua primeira edição, em 2007, tem mantido a tradição de homenagear como patronos os escritores gabrielenses ou vinculados à Terra dos Marechais. A figura do ¿capataz¿, por sua vez, funciona como um administrador informal da feira, e é inspirada na figura do ¿xerife¿ da Feira do Livro de Porto Alegre.

Rossano parabenizou o patrono e o capataz da feira, e ressaltou a importância do evento para a cena cultural gabrielense.

– Com muita justiça, São Gabriel é considerada a Atenas Riograndense, não apenas pelo brilho dos seus escritores do passado, mas também do presente, que continuam compartilhando vivências, saberes e sonhos com seus leitores em uma linguagem criativa e dinâmica – ressaltou.

Criadores de 'Stranger Things' confirmam terceira temporada da série  

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS

Délio de Assis Brasil (Patrono)

Foto: Reprodução / Reprodução

–  É natural de São Gabriel. Nascido em 1942, é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi diretor-presidente da Cooperativa Rural Gabrielense, da Cooperativa Mista Agroindustrial e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel. Como historiador, é autor das obras O Gaúcho: Formação e Hábitos (2009), O Bioma Pampa (2015), O Gaúcho Pampeano: A Política Oriental e Brasileira (2017), e O Gaúcho, o Pampa e o Gado (inédito)

Paulo Roberto Schneider (Capataz)

Foto: Amanda Hickmann / Prefeitura de São Gabriel

– É empresário, economista, natural de Ibirubá. Mudou-se para São Gabriel em 1997, quando implantou o Fisk São Gabriel, que em 2017 completa 20 anos de atividades. Acompanha e participa das Feiras do Livro há diversas edições

* Com informações da prefeitura de São Gabriel 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Distrito de Santa Maria terá a primeira cooperativa escolar protagonizada por alunos

Próximo

Polícia Civil investiga suposta agressão à professora universitária

Geral